23 abril 2010

Petrobras

A Petrobras estuda a implantação de uma nova base logística em Guarujá, em parte do terreno da Base Aérea de Santos, segundo a empresa. Parte do apoio aéreo à Petrobras é feito a partir do aeroporto de Itanhaém, em São Paulo. Na vizinha Santos, a Petrobras está construindo um prédio para abrigar uma sede, no bairro do Valongo.

A estatal prevê que sejam criados 10 mil empregos diretos na Baixada Santista nos próximos anos. O setor de petróleo emprega atualmente cerca de mil pessoas na região, segundo a Petrobras, além de cerca de 2.000 trabalhadores que trabalham no gasoduto entre Caraguatatuba e Taubaté e outros 3.000 que trabalham na construção da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato, também em Caraguatatuba.

Mas o pré-sal deve trazer uma grande quantidade de empregos indiretos ao litoral paulista, tanto na construção civil quanto depois nas empresas que dão apoio às petrolíferas. Segundo a especialista Goret Pereira Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio, o litoral paulista pode ter um desenvolvimento semelhante ao que aconteceu na região de Macaé (RJ) com o desenvolvimento da Bacia de Campos.

Nenhum comentário: