30 abril 2010

Novo vazamento de petróleo é descoberto no Golfo do México

A guarda costeira dos Estados Unidos disse nesta quarta-feira que encontrou um novo vazamento em uma plataforma petroleira que explodiu e afundou no Golfo do México na semana passada, e acrescentou que está sendo derramado cinco vezes mais petróleo que o estimado anteriormente.

A almirante da guarda costeira Mary Landry disse que a empresa britânica BP Plc, dona do poço e financeiramente responsável de limpar o derramamento, avisou a autoridades americanas sobre um novo vazamento a uma profundidade de 1.525 metros em frente à costa do estado americano da Luisiana.

O vazamento, que criou uma enorme mancha de petróleo que poderia chegar à costa do Golfo do México esta semana, tem agora um volume estimado de 5 mil barris por dia.

Landry acrescentou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi informado sobre a situação. Segundo ela, o governo americano ofereceu a ajuda do Departamento de Defesa para conter o derramamento e proteger o litoral americano e a vida silvestre.

Horas antes, equipes especializadas realizaram um teste incendiário na enorme mancha. Landry disse que a experiência teve êxito. A BP tinha planejado continuar incendiando o petróleo depois do teste, mas ao cair da noite não houve novas tentativas.

Onze trabalhadores estão desaparecidos e se presume que tenham morrido depois do pior desastre em uma plataforma petroleira em quase uma década.

A plataforma Deepwater Horizon, da empresa suíça Transocean Ltd, afundou em 22 de abril, dois dias depois de ter explodido, enquanto terminavam um poço para a BP a cerca de 64 quilômetros da desembocadura do Rio Mississippi.

Nenhum comentário: