17 fevereiro 2010

Acidente Industrial em Bhopal - Uma falha profissional, um erro humano!

Em Bhopal, na noite do dia 2 para o dia 3 de dezembro de 1984, 40 toneladas de gases letais vazaram de uma fábrica de pesticidas da Union Carbide, hoje pertencente à Dow Química. No desastre, 20 mil pessoas foram mortas. Além disso, ao menos 150 mil sofrem hoje de doenças crônicas resultantes do vazamento, e 20 mil permanecem sob o risco de serem envenenados pelo lixo tóxico deixado no local, que inclui vários tipos de poluentes orgânicos persistentes (POPs) e metais pesados, como mercúrio, de acordo com estudos científicos do Greenpeace realizados em 1999, 2002 e 2004. Os sobreviventes e suas crianças ainda sofrem de problemas de saúde como câncer ou tuberculose, ou defeitos de nascimento.

Falhas profissionais e erros humanos são fatos que acontecem com certa frequência, não sabemos onde irá acontecer, nem quando, nem quem serão as pessoas que estarão envolvidas, mas baseados em casos como esse da Union Carbide em Bhopal, mesmo não estando diretamente ligado à Indústria do Petróleo, devemos ter sempre gravado em nossas mentes o que uma falha humana, simples ou não pode acarretar, e quanto tempo pode durar, ou seja, as sequelas podem gerar danos físicos durante gerações, e isso é muito cruel.

Acidentes de trabalho existem em larga escala nas indústrias, mas cabe à nós como tecnólogos e cidadãos, a obrigação de estarmos sempre alertas ao perigo eminente.

Nenhum comentário: