16 janeiro 2010

Petrobras inicia no Maranhão obras da primeira refinaria premium

A Petrobras lança na manhã de hoje (15) a cerimônia de lançamento da pedra fundamental e início das obras da Refinaria Premium I, que a estatal vai construir no Maranhão. A unidade será implantada no Município de Bacabeira, a 60 quilômetros (km) do futuro terminal de São Luís e será uma das quatro novas unidades de refino da Petrobras no Nordeste.

Segundo a Petrobras informou em nota, no Rio, o projeto pretende aumentar a produção nacional e facilitar a distribuição regional de derivados de combustíveis de alta qualidade, como óleo diesel, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo (GLP), bunker (combustível para navios) e coque.

A solenidade contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e José Sergio Gabrielli, da Petrobras, além dos ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e Dilma Rousseff, Chefe da Casa Civil, além do governador do Maranhão.

A primeira unidade premium a ser construída no país terá capacidade para processar 600 mil barris por dia e vai refinar o equivalente a um terço de todo o petróleo nacional atualmente produzido pela Petrobras. A expectativa é de que a nova refinaria entre em operação em duas fases - a primeira, com capacidade para 300 mil barris por dia, está prevista para setembro de 2013, e a segunda, para setembro de 2015. Ela terá faixa de dutos e terminal portuário para receber petróleo e escoar derivados.

Estimativas iniciais indicam que o empreendimento irá gerar, durante a fase de construção, 132 mil postos de trabalho em todo o Brasil. No pico das obras, previsto para 2012, a empresa estima que cerca de 26 mil pessoas estejam diretamente envolvidas nos trabalhos. Já para a operação da refinaria, o efetivo estimado é de aproximadamente 1,5 mil trabalhadores.

A intenção da estatal brasileira do petróleo é de, por intermédio do Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural (Prominp), promover a qualificação da mão de obra necessária à implementação da Refinaria. Até 2013, devem ser 22, 7 mil pessoas capacitadas, de acordo com a estatal.



Fonte
Autor: Nielmar de Oliveira
Site: Agência Brasil

Nenhum comentário: